Palestras e oficinas marcam 5ª Semana de Saúde
“A gente é apenas instante”. Essa frase encerrou a primeira palestra, “Exercendo o autocuidado através dos meus hábitos”, ministrada pela psicóloga Daniela Batschauer, e integrou a programação da 5ª Semana de Saúde que foi realizada nos dias 5 a 7 de abril, pelo Hospital e Maternidade Oase juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) tendo como tema: HumanizaAção: para uma vida melhor.
A primeira palestra da programação aconteceu na noite do dia 5 de abril após a solenidade de abertura que contou com a presença de autoridades: administrador do Hospital e Maternidade Oase, Robson de Almeida; diretor técnico do Hospital e Maternidade Oase, doutor Paolo Piermarini; secretária da Oaset, Elenita Lenzi da Silva; presidente do Conselho Diretor do Hospital e Maternidade Oase, Osvaldo Trisotto; coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Silvana Januário Jorge representando o secretário de Saúde, Alfredo João Berri; presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ivonir José Scherer e o prefeito Jorge Krüger, além de secretários de Saúde dos municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho, profissionais do Hospital e Maternidade Oase, colaboradores acadêmicos, estudantes da área da Saúde e a comunidade em geral.
Na abertura os representantes do Hospital e Maternidade Oase, Robson Almeida e doutor Paolo Piermarini, falaram da importância do evento que tem por objetivo ser uma ponte para a discussão conjunta, reflexão, avaliação e democratização dos interesses institucionais, com base na Política da Educação Permanente em Saúde e na Política Nacional de Humanização, envolvendo todos os colaboradores, parceiros e comunidade para o aprimoramento do processo de trabalho hospitalar. “Trata-se de novos desafios que visam qualificar o processo de trabalho e, principalmente, humanizar o cuidado em saúde para os usuários dos serviços do Hospital e Maternidade Oase. A 5ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase, que acontece no Auditório da unidade de Saúde, torna-se um importante momento para a qualificação da saúde de Timbó e região”, destacam.
Fortalecer o conhecimento
Já a secretária da Oaset, Elenita Lenzi da Silva, falou sobre o tema da palestra de abertura da programação “Exercendo o autocuidado através dos meus hábitos”. “Eu não posso cuidar do paciente se eu não estiver bem. Eu preciso cuidar de mim também. Acredito que muitas vezes os profissionais da Saúde que estiveram na linha de frente durante a pandemia deixaram seus cuidados pessoais para depois, para primeiro cuidar do paciente”.
Já o presidente do Conselho Diretor, Osvaldo Trisotto, ressaltou que o trabalho realizado pela equipe do Hospital e Maternidade Oase é de extrema importância e que é um orgulho fazer parte do time que está enfrentando desafios para salvar vidas dia após dia. “Na vida a gente aprende muito e o aprendizado é a base fundamental para o nosso aprimoramento e este evento é um momento para acrescentar mais conhecimento a todos nós”.
Para finalizar o prefeito Jorge Krüger ressaltou a importância dos profissionais da Saúde nos últimos dois anos em especial, em razão da pandemia da Covid-19, que estiveram na linha de frente para tentar resgatar e trazer de volta à vida as pessoas que foram acometidas pelo vírus. “Que juntos possamos seguir fortalecidos, com novos conhecimentos, para que possamos crescer juntos para que cada vez o nosso Hospital Oase possa seguir sendo referência em atendimento à Saúde para Timbó e todos os municípios do Médio Vale e do estado”.
Programação
A 5ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase denominada: HumanizaAção: para uma vida melhor, teve na sua programação de abertura a palestra: Exercendo o autocuidado através dos meus hábitos – ministrada por Daniela Batschauer que é graduada em Psicologia pela Univali.
No dia 6 de abril, foi desenvolvida a oficina: Momento para relaxar, que contou com massagens realizadas pela equipe de Fisioterapia Vitalità e sessão de Reiki ofertada por um grupo de voluntários.
Já à noite, foi ministrada a segunda palestra da programação, que teve como tema: No limite do poder: por uma ergologia do cuidado em Saúde, coordenada pelo odontólogo, que é docente e vice- -reitor da Universidade Regional de Blumenau, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira.
Ontem, dia 7 de abril, último dia da programação, aconteceu a oficina: Liderança de si. Formação de desenvolvimento pessoal para profissionais de Saúde, coordenada por Daniela Pamplona que é contoterapeuta pelo Instituto Ipê Roxo em Florianópolis e coach pela metodologia japonesa IKIGAI, e à noite foi ministrada a palestra: A dor total do outro quando atravessa a nossa dor, pelo médico paliativista, coordenador do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santo Antônio, médico paliativista do Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed, Luciano Máximo.