Conscientização sobre cuidados e prevenção da prematuridade

21/11/2022
WhatsApp-Image-2022-11-17-at-13.28.21-1200x800.jpeg

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, número que equivale a pelo menos 930 nascimentos por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Para conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção da prematuridade, o tema da campanha Novembro Roxo deste ano é: “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

A campanha Novembro Roxo tem a data de 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade. Por essa razão nesta data, são organizados, em nível nacional, uma série de ações, eventos e encontros para famílias de prematuros e profissionais de Saúde envolvidos nos seus cuidados. Além disso, se apoia a organização e a divulgação de eventos de instituições parceiras, em todo Brasil.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos no mundo todo. A cada 30 segundos, um bebê morre em decorrência do nascimento antecipado. E o Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos prematuros.

A prematuridade agora também faz parte do dia a dia dos profissionais do Hospital e Maternidade Oase de Timbó, que visando atender a necessidade emergencial de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no estado de Santa Catarina, o Hospital está com 10 leitos, todos SUS, controlados pelo Sistema de vagas de SISREG/SES/ NIR. Em entrevista, a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase, a médica pediatra (RQE 18.966) e intensivista pediátrica (RQE 22075) Jéssica Chaves (CRM/SC: 25.266), destaca que desde o dia 1º de agosto, a UTI Neonatal do Hospital está aberta e dispõe de serviço ao paciente que necessite de atendimento e cuidados intensivos, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da entidade hospitalar. “A UTI Neonatal é um local da maternidade preparado para receber bebês prematuros, que nasceram antes de 37 semanas de gestação, recém-nascidos até 28 dias, pacientes com baixo peso ou com problemas respiratórios, hepáticos, cardíacos, entre outros. Nesses casos, logo após o parto ou quando vem de outra instituição, o recém-nascido é levado para a UTI Neonatal de modo a receber o tratamento e atenção necessários”.

A médica observa que a UTI Neonatal foi aberta oficialmente no dia 1º de agosto e o primeiro paciente foi admitido no dia 6 de agosto. “A UTI Neonatal é composta por uma equipe de multiprofissionais que cuida da saúde e do desenvolvimento do bebê 24 horas por dia. Entre os profissionais que atuam na UTI, estão: pediatras neonatologistas e intensivistas; enfermeiros; técnicos de enfermagem; nutricionistas; fisioterapeutas; fonoaudiólogo e psicólogo. Além desses profissionais que estão presentes no Hospital 24 horas por dia, caso necessário, o Hospital pode chamar um profissional de outras especialidades, como, por exemplo, cardiologista, ortopedista, cirurgiões pediátricos, entre outros”.

A profissional observa ainda que houve um cuidado especial para montar a equipe que atende junto à UTI Neonatal. “Entre os cuidados estão a escolha do perfil dos profissionais; entrevista até as visitas ao setor da UTI Neonatal em outros hospitais”.

Questionada sobre os cuidados que a equipe teve que tomar para atender este perfil de paciente, a médica cita como destaque o manejo do prematuro; como lidar com as famílias; aprender os principais cuidados com o recém-nascido. “Foram realizados diversos treinamentos, de como manusear e administrar medicamentos; manusear as incubadoras; circuitos de ventilação; dispositivos e acessos; monitores; fototerapia; treinamento e controle de infecção hospitalar; lavagem correta das mãos, entre outros. Esses treinamentos são realizados de forma contínua e permanente para qualificar cada vez mais o serviço ofertado na UTI Neonatal”.

Sobre as situações vivenciadas diariamente dentro da UTI Neonatal, a médica explica que as principais patologias acompanhadas são disfunções respiratórias, infecção neonatal e icterícia neonatal. “Entre os pacientes atendidos (recém-nascidos) a maioria são de outros municípios do estado. Já tivemos bebês de Lajes, Fraiburgo, Gaspar, Balneário Camboriú, Navegantes, Porto Belo, entre outros. Também houve dos municípios da região como Doutor Pedrinho, Rodeio, Pomerode e Timbó. No total, do dia 6 de agosto até o dia 14 de novembro, foram atendidos 39 pacientes na UTI Neonatal do Oase”.

Ação

Neste ano, por ser o primeiro que a equipe de profissionais da UTI Neonatal está se interando da campanha Novembro Roxo e do Dia Mundial da Prematuridade, as ações desenvolvidas foram de conscientização sobre o que é a UTI Neoanatal, além de orientações sobre o que é a prematuridade com Roda de Conversas com os profissionais dos diversos setores do Hospital e com os papais e mamães dos bebês prematuros que foram atendidos na UTI Neonatal.

A equipe também vestiu os bebês da UTI Neonatal com capas de super-heróis, na cor da prematuridade.

Durante a Roda de Conversa, a coordenadora do setor de Enfermagem do Hospital Oase, Daysi Benvenhu Wolff e a coordenadora da UTI Neonatal, enfermeira da Bruna Carlin, foram unânimes em destacar que: “desde a abertura da UTI Neonatal, a rotina é cheia de muitos desafios e expectativas, pois busca-se realizar uma assistência adequada ao recém- -nascido que necessita do serviço. A UTI Neonatal é um ambiente no qual recebemos bebês muito graves. Nossa maior alegria é retornar essa criança ao seu ambiente familiar, em boas condições de saúde, e sentir a gratidão e alegria dos seus familiares”.


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados