Hospital Oase promove palestras para os colaboradores
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Com o objetivo de conscientizar os colaboradores do Hospital e Maternidade Oase da importância do cuidado com sua saúde, foi realizado um evento especial no dia 3 de fevereiro, data que antecede o Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro.
Na oportunidade foram ministradas as palestras: Câncer de Pele: como reconhecer e prevenir, com o médico, doutor Fábio Arante; Alimentação na Prevenção do Câncer, com as nutricionistas Joziane Thurow e Susane Fanton; e fisioterapia no pré e pós-operatórios de cirurgias oncológicas, com as fisioterapeutas Ana Paula Coelho e Luana Schera.
O médico, doutor Fábio Arante, destacou que o câncer de pele não melanoma, mais comum no Brasil, tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, o não melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, mas pode deixar mutilações bastante expressivas se não for tratado adequadamente. Lembrando que o câncer de pelo é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.
Na parte da Alimentação na Prevenção do Câncer as profissionais em nutrição destacaram que a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas ajuda a evitar a doença.
Já as fisioterapeutas informaram que a fisioterapia na reabilitação oncológica e pré-operatória atua na identificação das alterações já existentes, programas e tratamentos específicos para cada paciente, e na redução dos fatores de risco para as complicações no pós-operatório, sejam elas respiratórias, motoras ou sensoriais.
Na oportunidade os profissionais que ministraram as palestras foram unânimes em dizer que mais da metade de todos os cânceres são evitáveis com a adoção de um estilo de vida saudável e submetendo-se a exames de rotina. Lembrando que câncer de mama, de colo do útero e colo retal podem ser tratados com sucesso quando detectados precocemente. Para atender ao maior número de colaboradores as palestras foram ministradas em dois horários, no período da manhã e da tarde.