Voluntariado através da música

A música tem sido reconhecida como uma forma de terapia complementar no tratamento médico há décadas. Em um ambiente hospitalar, a música pode ser uma ferramenta eficaz para aliviar a dor, reduzir a ansiedade e melhorar o humor tanto dos pacientes como dos colaboradores.
A música pode ajudar a distrair as pessoas de suas preocupações e medos, permitindo que eles se concentrem em algo positivo. Além disso, a música pode ajudar a criar um ambiente hospitalar mais agradável e acolhedor.
Com estes propósitos o Hospital e Maternidade Oase desenvolve através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) desde 2017 o projeto EnCantar. O projeto tem por objetivo oportunizar momentos de significativa melhora na autoestima dos colaboradores e pacientes através da música e da alegria que a mesma proporciona.
Dentro desta proposta na tarde do dia 14 de março, os colaboradores do Hospital e Maternidade Oase foram contemplados com a apresentação musical do professor da Escola de Música – Musicarte de Timbó, Jonas Morsch.
O profissional, hoje com 38 anos, está envolvido com a arte da música desde os sete anos, onde teve suas primeiras aulas de teclado/piano, sempre estudando com professores particulares da região e autodidata, sempre trocando informações com outros músicos, pois sempre esteve envolvido com apresentações, shows, bandas. “Trabalho com vários artistas e bandas da região, leciono na escola Musicarte piano, teclado e acordeon, desde 2014, ensinando a arte da leitura de partitura, teoria musical e harmonia, como também a independência de tocar de ouvido e sentir o fluir da música e tocar solto!”
No Hospital Jonas Morsch tocou piano e cantou músicas no estilo Rock e Pop rock nacional e internacional. A cada música apresentada recebia uma bela salva de palmas. “A experiência de tocar no Hospital foi muito gratificante, ao poder trazer um pouco de entretenimento e paz em meio ao agito do trabalho dentro do Hospital, ver pessoas sorrindo, cantando baixinho e curtindo o ambiente foi muito gostoso, estou aguardando a próxima já!”
Já a diretora da Musicarte, professora Noika Roeder Zipf, ressaltou que “a experiência em fazer parte de um projeto de voluntariado é muito gratificante. E fazer isso com música é melhor ainda!”. A diretora afirma que está muito feliz em oportunizar a participação da escola no Projeto de Musicalização do Hospital e Maternidade Oase. “A Musicarte integrou o projeto EnCantar do Hospital e Maternidade Oase, no mês de outubro de 2002 e desde lá já oportunizou a apresentação da dupla de irmãos Lucas Gabriel Geisler de 11 anos e Davi Geisler de sete anos, da aluna Denise Tomaselli, do professor de violão Gabriel Borges e agora do professor Jonas Morsch”.
Noika afirma que “a música funciona como um grande mediador no processo de socialização. Ela pode trazer à tona emoções e evocar comportamentos, além de auxiliar a interação entre as pessoas”.