Junho Vermelho: incentivar a doação de sangue voluntária
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar e agradecer a todos os doadores de sangue ao redor do mundo. O principal objetivo do Dia Mundial do Doador de Sangue é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e reconhecer o papel vital dos doadores no salvamento de vidas.
A necessidade de sangue seguro é universal. Afinal, o sangue é essencial para diversos tratamentos e intervenções urgentes de todos os tipos, ajudando pacientes que sofrem de condições de saúde com risco de morte. Além de apoiar procedimentos cirúrgicos complexos e ter papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Há pessoas que precisam deste líquido precioso durante toda a sua vida, como por exemplo os portadores de talassemias e anemia falciforme. Um suprimento que só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias.
De acordo com informações do setor de Comunicação e Marketing do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), durante o Inverno é comum os estoques de sangue baixarem por conta do frio, das doenças respiratórias e férias escolares. Mas quem precisa de sangue não pode esperar.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e altruísmo que salva vidas. Ao doar sangue, os indivíduos têm a oportunidade de ajudar diretamente outras pessoas em momentos de necessidade. Esse senso de comunidade e empatia fortalece os laços sociais e contribui para uma sociedade mais solidária e saudável. Assim, com este conhecimento e importância o Hospital e Maternidade Oase segue com a realização da campanha interna de doação de sangue #PARTIUDOARSANGUE.
A campanha do Hospital e Maternidade Oase tem buscado novos doadores de sangue entre os colaboradores, acadêmicos, familiares e acompanhantes dos pacientes.
O objetivo é motivar o doador pelo gesto nobre da doação de sangue e que ele se mantenha contínuo nas doações, sendo um doador de repetição nos próximos grupos.
A campanha teve início no mês de agosto de 2022 e segue neste ano de 2023, sendo aberta para a participação da comunidade local e regional. Importante observar que todos os candidatos à doação de sangue ao chegar no Hemosc passam por uma triagem, que é um processo importante para garantir a segurança do receptor e do doador.
O objetivo é identificar possíveis riscos de transmissão de doenças infecciosas e assegurar que a doação de sangue seja feita por pessoas saudáveis. É um processo rigoroso e contínuo, pois novos riscos e doenças podem surgir ao longo do tempo. As diretrizes e os critérios de triagem podem variar entre diferentes organizações de saúde e agências reguladoras, de acordo com as necessidades e regulamentos locais.
Para participar da campanha de doação de Sangue do Hospital e Maternidade Oase, denominada de #PARTIUDOARSANGUE, as pessoas interessadas devem entrar no site do Hospital: https://hospitaloase.com.br/ e através do link DOE SANGUE, preencher o formulário e aguardar que será entrado em contato com a pessoa para repassar informações sobre a realização da doação e próximos grupos. A organização já tem agendada a próxima doação no Hemosc, será no dia 21 de junho.
“Se cadastre e seja parceiro deste gesto de amor. Doe sangue, salve vidas!!!”