“Um ano cuidando dos tesouros mais preciosos das nossas famílias”
“Um ano: dia 1º de agosto completou um ano do momento em que nossos corações se encheram de esperança e gratidão com a inauguração da UTI Neonatal em nosso amado hospital. Na data, queremos celebrar não apenas um marco temporal, mas sim um período de dedicação incansável, cuidados excepcionais e vidas transformadas”. Com essas palavras a direção, Oaset, Conselho Diretor, corpo clínico, profissionais e colaboradores, em especial da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, descrevem a alegria de celebrar um ano de funcionalidade da Unidade que desde a sua abertura até o dia 31 de agosto atendeu 152 bebês de diversos municípios do estado.
Durante a celebração interna de um ano da abertura da UTI Neonatal do Oase, o presidente do Conselho Diretor, Osvaldo Trisotto, destaca que “visando atender a necessidade emergencial de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no estado de Santa Catarina, o Hospital e Maternidade Oase abriu a sua UTI Neonatal, na data de 1º de agosto de 2022 disponibilizando a estrutura de 10 leitos atendendo ao Decreto nº 1.975 de 03 de junho de 2022 que declara situação de emergência de Saúde Pública em todo o território catarinense, e a Portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 526 de 03 de junho de 2022 que ressalta a necessidade de ampliação de oferta de serviços na rede de atenção à saúde para atender a demanda aumentada em decorrência da Síndrome Respiratória, especialmente leitos de UTI Neonatal”.
Assim, desde o dia 1º de agosto de 2022 o Hospital e Maternidade Oase conta com 10 leitos de UTI Neonatal. Trisotto ressalta que os leitos SUS habilitados pela Portaria GM/MS Nº 372, de 28 de março de 2023, são controlados pelo Sistema de vagas de SISREG/SES, gerenciados diretamente pelo Núcleo Interno de Regulação.
“O primeiro minuto de vida”
Na oportunidade a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase, médica pediatra (RQE 18.966) e médica Intensivista Pediátrica (RQE 22075), Jéssica Chaves (CRM/SC: 25.266), destaca que a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase é composta por uma equipe de multiprofissionais que cuidam da saúde e do desenvolvimento do bebê durante 24 horas por dia. “O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários. E o mais importante é estar atento às necessidades do recém-nascido, observar também as necessidades da família e propor melhorias para o seu envolvimento junto ao filho, possibilitando a sua interação entre a equipe multiprofissional. O vínculo estabelecido entre a equipe e a família favorece o desenvolvimento de estratégias para a construção de uma assistência humanizada, minimizando os aspectos frios do espaço físico, do aparato tecnológico e das rotinas”.
Jéssica explica que “por tratar-se de UTI Neonatal, são aceitos para internação somente pacientes com idade entre zero e 28 dias de vida. A UTI Neonatal é altamente eficaz para o tratamento de casos clínicos mais sérios. Envolvendo uma complexidade ainda maior, a UTI Neonatal se torna um grande desafio entre os profissionais da Saúde — tendo em vista que acolhe uma nova vida que está correndo risco”.
A médica pediatra afirma que “a UTI Neonatal é um local da maternidade preparado para receber bebês prematuros, que nasceram antes de 37 semanas de gestação, com baixo peso ou com problemas respiratórios, hepáticos, cardíacos, entre outros. Nesses casos, logo após o parto, o recém-nascido é levado para a UTI Neonatal de modo a receber o tratamento e atenção necessários. Ao longo deste ano, a UTI Neonatal tem sido o berço do amor, onde a mais avançada medicina e o toque humano se unem para proteger e nutrir os nossos recém-nascidos mais frágeis. Cada batalha travada aqui é enfrentada com coragem, habilidade e compaixão, proporcionando aos nossos pequenos guerreiros a melhor chance de um futuro saudável e brilhante”.
Durante a homenagem a pastora da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Timbó e coordenadora espiritual da Oaset, Paula Naegele afirma que: “queremos, através d e u m a to singelo, fazer com que nossos agradecimentos possam ser repassados a todos os profissionais que se dedicam diariamente a essa nobre missão. Médicos, enfermeiros, técnicos, equipe multiprofissional e todos os envolvidos nesta jornada, pois cada um deles é a peça fundamental para o funcionamento exemplar da UTI Neonatal. Seu trabalho incansável e empenho têm feito a diferença e trazido alívio e esperança às famílias que aqui confiam seus tesouros mais preciosos”.