“Espiritualidade e Saúde”
“O Hospital e Maternidade Oase de Timbó recebeu a visita de renomados pesquisadores no campo da Espiritualidade e Saúde”. A frase é do gerente médico da Redeh e médico rotineiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital e Maternidade Oase, Gustavo Henz (CRM- -SC 23654, RQE 20462).
Em entrevista Henz relata que no dia 8 de agosto de 2023 o Hospital e Maternidade Oase recebeu a visita do professor-doutor, Carlo Leget, da Holanda e da professora-doutora, Mary Rute G. Esperandio, de Curitiba. “Ambos referência no campo da pesquisa em Espiritualidade e Saúde. Os pesquisadores representam o Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), localizada em Curitiba e veio a Timbó, a convite da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos para conhecer a instituição e os serviços prestados à comunidade”.
O profissional médico explica que os dois renomados convidados realizaram inicialmente uma visita de reconhecimento da estrutura Hospitalar e após ministraram uma aula sobre a temática Espiritualidade na Assistência em Saúde, que teve a participação da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos, Equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Núcleo de Segurança do Paciente (NUSEP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), direção clínica, gerência médica, colaboradores do Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, coordenação de Enfermagem da Redeh, Serviço de Atenção Domiciliar do município de Timbó, residentes em clínica médica, residência multiprofissional e acadêmicos de medicina.
Sobre o tema da aula, Henz cita (NOLAN, 2011): “Pela European Association for Palliative Care define-se cuidados espirituais como: “a dimensão dinâmica da vida humana que se relaciona com a forma como as pessoas (individual e comunitária) experienciam, expressam e/ou buscam sentido, propósito e transcendência, e a maneira como elas se conectam ao momento presente, consigo mesmas, com os outros, com a natureza, com o significante e/ou o sagrado”. No Brasil, “a noção de cuidado espiritual não apenas é bastante recente, como também sua reflexão teórica é ainda incipiente” (ESPERANDIO; LEGET, 2020a, p. 39). Em decorrência disto, há carência de propostas práticas de cuidado espiritual adequadas à implementação no cenário dos cuidados paliativos”.
O médico explica que “o Hospital e Maternidade Oase vem ganhando destaque no cenário catarinense frente a políticas e estratégias em Cuidados Paliativos – atualmente, uma das poucas instituições no estado que constam com um Serviço Multiprofissional em Cuidados Paliativos em âmbito não-oncológico prestando serviço hospitalar e ambulatorial. Recentemente aprovado na Conferência Municipal de Saúde (2023) a temática de Cuidados Paliativos na APS (Atenção Primária em Saúde), o Hospital e Maternidade Oase junto à Prefeitura de Timbó, vem desenvolvendo políticas públicas a fim promover os Cuidados Paliativos de forma integral e horizontal na assistência em Saúde no município”.
Pesquisadores
O professor-doutor Carlo Leget, é teólogo, publicou sua tese de doutorado sobre vida e morte no trabalho de São Thomaz de Aquino em 1997. Professor, pesquisador, escritor e palestrante em Cuidados Paliativos desde 2004. Foi vice-presidente do EAPC de 2011-2019 (European Association for Palliative Care). Professor de Ética do Cuidado na University Humanistic Studies – Utrecht, e na Universidade de Tilburg. Em 2023, fundou o Centro de Luto e Valores Existenciais, na Dinamarca. Trabalha no campo de teologia moral, ética médica, ética do cuidado e espiritualidade. Pesquisas no campo do cuidado em fim de vida, focando na dimensão espiritual e existencial e questões éticas relacionadas a isso; assim como tem interesse especial na pesquisa fenomenológica e na integração de metodologias das humanidades na pesquisa e educação em saúde. Professor convidado da PUC-PR na disciplina de Espiritualidade e Cuidados Paliativos. Autor do livro: Art of living, art of dying – Spiritual Care for a Good Death.
Já a professora-doutora Mary Rute G. Esperandio é psicóloga, doutora em Teologia, pós-doutora em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend (EUA), pós-doutora em Cuidados Paliativos pela Universityof Humanistic Studies (Utrecht, Holanda), especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium (Argentina 2017-2018), professora no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUC-PR. Pesquisadora na temática de Espiritualidade e Saúde, Bioética Clínica, Humanizacão e Cuidados Paliativos; e também em área Ético Social (Teologia). Diretora do Instituto de Espiritualidade e Saúde.