Novos conhecimentos
O Programa de Residência Clínica Médica oferecido pelo Hospital e Maternidade Oase oportuniza a participação dos residentes em diversos estágios do trabalho médico.
Destaque para o procedimento acesso venoso central sendo realizado por residente do Programa de Residência Clínica Médica, sob supervisão de preceptor.
O procedimento médico de acesso venoso central, geralmente chamado de cateterismo venoso central (CVC), é uma intervenção médica que envolve a inserção de um cateter em uma veia de grande calibre, comumente na região do pescoço (veia jugular interna), peito (veia subclávia) ou na virilha (veia femoral).
Esse procedimento é frequentemente realizado em situações em que é necessário acesso venoso de longa duração, administração de medicações que irritam as veias periféricas, monitoramento hemodinâmico preciso ou em casos de pacientes com veias periféricas inadequadas para administração de fluidos e medicamentos. É importante que o procedimento seja realizado por um profissional médico com experiência e treinamento adequado.
No caso do residente do Programa de Residência Clínica Médica, ao realizar procedimento, ele estava sendo supervisionado pelo seu preceptor com ampla experiência, e teve por objetivo orientá-lo e ajudá-lo, e assim oportunizar que o mesmo possa apreender na prática.