Novembro Roxo: “Pequenas ações, grande impacto”

09/11/2023
WhatsApp-Image-2023-11-07-at-14.04.48-3-e1699540196958.jpeg

Novembro é considerado o mês de conscientização sobre a prematuridade e no dia 17 comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, família, sociedade e também para a equipe de saúde.

O roxo simboliza a sensibilidade e a individualidade, características muito peculiares aos bebês prematuros. O Novembro Roxo traz, com ênfase, a prematuridade e seus desdobramentos. O dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade e o tema da campanha global deste ano é “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares.”

O slogan da campanha global enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos; é o que a ciência tem demonstrado por meio de diversos estudos. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido (GLANCE), incluindo a ONG Prematuridade.com, que representa o Brasil nessa rede, escolheram enfatizar novamente este tema em 2023.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas completas de gestação (ou antes de completar nove meses). São bebês que precisam de mais cuidados e atenção e, na maioria dos casos, do atendimento em uma UTI Neonatal.

Importante observar que o Brasil é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros. Cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional, todos os anos. Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e a desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef/2021).

O Hospital e Maternidade Oase está engajado no Novembro Roxo e está realizando, no decorrer do mês, ações alusivas aos cuidados relacionados aos bebês e às mamães.

A programação, interna, alusiva ao Novembro Roxo teve inicio na manhã do dia 7 de novembro com a palestra: a importância da Nutrição no Recém-Nascido Pré-Termo, com as profissionais em Nutrição, Jamile e Barbara; no período da tarde teve a palestra: Cuidados com a amamentação do prematuro, com a fonoaudióloga, Maria Ediléia e a noite foi falado sobre o Método Canguru. Já no dia 8 de novembro, foram realizados momentos de conversa sobre: assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Prematuro: perguntas e respostas e Método Canguru.

Além da decoração alusiva ao mês no setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a coordenação realizará ainda no dia 16 de novembro, uma roda de conversa para compartilhamento de experiências na UTI Neonatal e uma palestra com o tema: Entre laços e nós: a inominável dor da perda, com a psicóloga Eloizy Paola Barbosa. E na data de 17 de novembro, Dia da Prematuridade, será realizada uma oficina sensorial: sensibilização no cuidado Neonatal. Lembrando que as atividades são internas para os colaboradores e profissionais do Hospital e Maternidade Oase.

Dia Mundial da Prematuridade

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental no qual, inúmeros indivíduos e organizações de mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.

É preciso chamar a atenção da população, dos governantes e dos gestores públicos para a importância do tema, refletir sobre a qualidade do atendimento oferecido aos prematuros e às suas famílias e clamar por políticas públicas de prevenção, humanização do cuidado e por tratamentos adequados e de alcance igualitário.


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados