Formatura de turmas de Residência Multiprofissional e de Clínica Médica
O Hospital e Maternidade Oase celebrou com grande honra a formatura dos profissionais da primeira turma de Residência Multiprofissional “Atenção ao Paciente Crítico” e da terceira Turma do Programa de Residência Clínica Médica. A solenidade, realizada no dia 26 de fevereiro no auditório do Hospital em Timbó, foi marcada por discursos emocionados e reconhecimento pela dedicação dos formandos. O mestre de cerimônias deu início à solenidade com a frase: “É com grande honra que nós nos reunimos para celebrar o sucesso e a jornada de nossos formandos!”.
Dentre os presentes estavam o representante da administração do Hospital e Maternidade Oase, Robson Almeida, o representante da coordenação do Programa de Residência Clínica Médica, doutor Maximilhano Arenz, a representante da coordenação do Programa de Residência Multiprofissional, psicóloga Elisiane Gisela Largura Schroeder, o diretor Clínico do Hospital e Maternidade Oase, Renan de Castro e Souza, o secretário de Saúde do município de Timbó, Alfredo João Berri e o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, além de residentes, preceptores, familiares e autoridades da área da Saúde. Todos reunidos com o objetivo comum de celebrar o árduo trabalho e dedicação desses profissionais em formação.
Destacaram-se os formandos, como as doutoras Beatriz Strobel e Eduarda Zompronio Boscardina na Residência Clínica Médica, e profissionais em Enfermagem – Carla Cristina Lima dos Santos Borges e Greice Heck Godoz; em Nutrição – Talita Polli Ramos, em Psicologia – Katherine Toscano Guerra, e em Fisioterapia – Ana Paula Coelho e Luana Schera na Residência de Multiprofissional “Atenção ao Paciente Crítico”.
A enfermeira Silvana Januario Jorge, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, não pôde estar presente devido a motivos de saúde, mas enviou um vídeo expressando seu reconhecimento pela dedicação dos residentes e da equipe do Hospital e Maternidade Oase. A formatura foi um momento de celebração e reconhecimento, onde cada residente recebeu seu diploma em reconhecimento ao seu comprometimento e perseverança. Os preceptores e tutores dos programas de residência também foram reconhecidos, destacando o papel fundamental que desempenham na formação e orientação dos residentes, compartilhando conhecimento, experiência e valores profissionais.
Emoção além da técnica
Discursos emocionados ressaltaram não apenas as conquistas individuais, mas também a importância vital do trabalho em equipe e da colaboração interprofissional na prestação de cuidados de saúde de qualidade e humanização.
Em seu pronunciamento, o representante da coordenação do Programa de Residência Clínica Médica, doutor Maximilhano Arenz, falou sobre a importância da emoção dos profissionais médicos no atendimento aos pacientes. “Este é um aspecto fundamental que transcende as simples técnicas médicas e os conhecimentos científicos. A relação entre médico e paciente vai muito além do diagnóstico e tratamento; ela envolve uma conexão humana profunda, baseada na empatia, compaixão e sensibilidade emocional”.
Já a representante da coordenação do Programa de Residência Multiprofissional, psicóloga Elisiane Gisela Largura Schroeder, lembrou dos desafios em implantar o Programa de Residência Multiprofissional junto ao Hospital e Maternidade Oase, e os desafios para a sua concretização.
Tanto o representante da Administração do Hospital, Robson Almeida, como o diretor Clínico, Renan de Castro e Souza, frisaram que “esta formatura representa mais do que uma solenidade de entrega de certificados; é um testemunho do compromisso contínuo da instituição com a excelência na formação de profissionais qualificados e a promoção da saúde. Esses novos profissionais estão agora preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, aplicando o conhecimento e as habilidades adquiridas para fazer a diferença na vida de seus pacientes”.
Já o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, e o prefeito, Jorge Krüger, em seus pronunciamentos, desejaram que “estes graduados continuem a inspirar e elevar os padrões da prática médica, mantendo sempre o compromisso com a ética, a empatia e o cuidado compassivo”. Krüger destaca ainda: “Parabéns pela conquista às formadas! Ficamos muito felizes que o nosso Hospital Oase seja uma referência e espaço de tanto conhecimento!!!