Hospital Oase foca a comunicação e trabalho em equipe

30/04/2024
WhatsApp-Image-2024-05-02-at-10.23.45-1200x539.jpeg

Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o mês de abril foi designado para ampliar as discussões sobre as ações voltadas para a melhoria da segurança do paciente no Brasil. Mundialmente, ocorrem campanhas com o objetivo de conscientizar sobre questões relevantes para a Segurança do Paciente. Cada indivíduo pode promover ações de melhoria, tendo uma atuação direta ou indireta na assistência ao usuário. É fundamental ressaltar que o engajamento do paciente e do acompanhante é essencial para promover a segurança. Este ano, a campanha “Abril pela Segurança do Paciente 2024” tem como tema central “Comunicação e Trabalho em Equipe”. Assim, busca-se incentivar o engajamento e destacar a importância da participação não apenas dos profissionais de Saúde, mas também dos pacientes e acompanhantes, para uma experiência de sucesso no atendimento de saúde.

De acordo com informações fornecidas pelos integrantes do Núcleo de Segurança e Gestão de Riscos do Hospital e Maternidade Oase, a Comunicação Efetiva é uma meta primordial para a Segurança do Paciente, visando aprimorar a interação entre todos os profissionais envolvidos, especialmente com os pacientes e seus familiares. Uma comunicação efetiva deve ser oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor. Ela reduz a incidência de erros e contribui para a melhoria da segurança do paciente, podendo se manifestar de forma eletrônica, verbal ou escrita.

Os integrantes do Núcleo destacam que, no Hospital e Maternidade Oase, foram implementados rounds multidisciplinares nas UTIs adulto e neonatal, além de huddles multidisciplinares nas unidades de internação e pronto-socorro. Essas ferramentas têm como objetivo promover a referência e co-responsabilização, práticas assistenciais propostas pela nossa gestão. Ambas consistem em reuniões rápidas de até 10 minutos, onde profissionais de diversas áreas identificam problemas relacionados aos pacientes e estabelecem metas a serem alcançadas pela equipe multiprofissional. Adicionalmente, foi adotado o método SBAR para a passagem de plantão. SBAR é um acrônimo para Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendação. Essa estrutura orienta toda comunicação durante a transição de cuidado, garantindo clareza e eficiência na troca de informações.

Os integrantes do Núcleo afirmam que “entendemos que a experiência do paciente é fundamental. Investimos em melhorias que abordam os pilares dessa experiência, como segurança, qualidade assistencial e atenção centrada no paciente. Isso não apenas eleva nosso padrão de atendimento, mas também contribui para a reputação positiva da instituição”.

Em entrevista, o diretor clínico do Hospital Maternidade Oase, doutor Renann Vicenzoto de Castro e Souza, ressalta a importância do Núcleo de Segurança do Paciente. “Esse grupo dedicado desenvolve atividades para garantir a segurança durante a internação, identificando riscos e implementando políticas de segurança. Uma das ferramentas destacadas é o huddle, uma reunião rápida onde a equipe compartilha informações críticas e revisa procedimentos importantes, promovendo uma comunicação direta e aberta”.

O diretor clínico afirma que “essas iniciativas, apoiadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, têm impacto direto nos resultados, reduzindo falhas e melhorando a qualidade do atendimento, o que se reflete na satisfação dos pacientes. Em suma, nosso compromisso com a excelência e a segurança do paciente é a espinha dorsal de nossa cultura hospitalar, buscando sempre resguardar vidas e garantir uma experiência positiva para todos os que passam por nossa instituição”.

 

 


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados