Hospital Oase organiza 4ª Semana dos Cuidados Paliativos

16/10/2024
cuidados-paliativos.jpg

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data unificada que celebra e apoia os Cuidados Paliativos em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância dessa abordagem, que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, controle da dor e de outros sintomas físicos, psicossociais e espirituais.

Neste ano, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos foi celebrado em 12 de outubro de 2024. A data, sempre comemorada no segundo sábado de outubro, foi criada pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), uma organização internacional não governamental focada no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices. No Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia e incentiva a campanha.

Estima-se que no Brasil quase 600 mil adultos e cerca de 34 mil crianças necessitem de cuidados paliativos. No entanto, a oferta desses serviços ainda é insuficiente: há apenas um serviço público para cada 1,6 milhão de pessoas e um serviço privado para cada 1,4 milhão de habitantes.

Há expectativas de mudança para esse cenário, já que 2024 marca um momento histórico para a especialidade com a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024). A nova política traz inovações como a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, capacitação de profissionais de saúde, especialmente na Atenção Primária, e melhoria no acesso a medicamentos.

Em Timbó, o Hospital e Maternidade Oase realiza, pelo quarto ano consecutivo, a Semana de Cuidados Paliativos. O evento, que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro em locais previamente definidos, dentro da programação do Hospital.

O tema deste ano será: “Cuidados Paliativos: cuidado abrangente ao longo da vida”, e as atividades ocorrerão de forma híbrida (presencial e online), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da atuação de diferentes profissionais no cuidado paliativo, especialmente na Atenção Primária à Saúde. A programação será destinada tanto ao público interno quanto externo do hospital.

PROGRAMAÇÃO ABERTA PARA TODOS OS PÚBLICOS

Dia 23 de outubro (Quarta-feira)
Horário: 19h
Palestra: “Quando os Cuidados Paliativos Entram em Cena na Pediatria? Critérios e Abordagens para um Manejo Eficaz”
Palestrante: Erika dos Santos Vieira, médica especialista em Cuidados Paliativos Pediátricos, atuante no Ambulatório Guarda-Chuva de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Santo Antônio.
Local: Auditório Externo do Hospital e Maternidade Oase

Dia 24 de outubro (Quinta-feira)
Horário: 19h
Palestra On-line: “Estamos em uma Encruzilhada? A Medicalização dos Cuidados Paliativos, a Nova Definição Proposta e a Política Nacional de Cuidados Paliativos”
Palestrante: Ciro Augusto Floriani, geriatra, bioeticista e professor de Geriatria e Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Local de Transmissão: Auditório Subsolo do Hospital e Maternidade Oase

Dia 25 de outubro (Sexta-feira)
Horário: 13h
Mesa Redonda: “Da Especificidade à Interdisciplinaridade em Cuidados Paliativos: Diálogos e Interfaces”
Participantes:
• Carolina Schmidt Mendes de Melo, psicóloga hospitalar do Hospital Unimed de Joinville
• Júlia Helena Schuh, nutricionista do Hospital Santa Catarina
• Tamiris Dellangelo, fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Fisioterapia Vitalità

Horário: 15h
Mesa Redonda: “Perspectivas e Desafios nos Cuidados de Fim de Vida”
Participantes:
• Gustavo Heinz, médico paliativista do Hospital e Maternidade Oase (Diretivas Antecipadas de Vontade)
• Susane Fanton, nutricionista do Hospital e Maternidade Oase, e Ana Paula Noberto da Costa Soares, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade Oase (Manejo Nutricional e Fonoaudiológico no Fim de Vida)
• Eduarda Zampronio Boscardin, médica da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital e Maternidade Oase, e Joyce Hoffmann Dalandrea, assistente social do Hospital e Maternidade Oase (A Morte em Domicílio)

PROGRAMAÇÃO INTERNA (colaboradores e profissionais do Hospital)

Dia 23 de outubro (Quarta-feira)
Horário: 9h – “Como mobilizar o paciente no leito priorizando conforto”
Local: Auditório Subsolo do Oase
Horário: 15h – “Comunicação de notícias difíceis”
Local: Auditório Subsolo do Oase
Horário: 17h – “Cuidados Paliativos: Verdade ou Desafio?”
Local: Auditório Subsolo do Oase

Dia 24 de outubro (Quinta-feira)
Horário: 9h – “Comunicação de notícias difíceis”
Local: Auditório Subsolo do Oase
Horário: 15h – “Como mobilizar o paciente no leito priorizando conforto”
Local: Auditório Subsolo do Oase
Horário: 17h – “Cuidados Paliativos: Verdade ou Desafio?”
Local: Auditório Subsolo do Oase

 

 


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados