Hospital Oase promove a 4ª Semana de Cuidados Paliativos
A 4ª Semana de Cuidados Paliativos do Hospital e Maternidade Oase, com o tema “Cuidados Paliativos: Cuidado Abrangente ao Longo da Vida”, teve início ontem, 23 de outubro, e segue com uma programação variada, tanto interna quanto externa, até o dia 25 de outubro.
A abertura oficial, realizada na noite de 23 de outubro no auditório externo do hospital, contou com a palestra da médica especialista em Cuidados Paliativos Pediátricos, Erika dos Santos Vieira, que atua no Ambulatório Guarda-Chuva de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Santo Antônio, em Blumenau. A médica da equipe de cuidados paliativos do Hospital Oase, Eduarda Zampronio Boscardin, atuou como moderadora.
Erika apresentou a palestra intitulada “Quando os Cuidados Paliativos Entram em Cena na Pediatria? Critérios e Abordagens para um Manejo Eficaz”, na qual destacou a importância dos cuidados paliativos no atendimento a crianças com doenças graves ou crônicas, enfatizando a necessidade de intervenções humanizadas e adequadas para garantir a qualidade de vida dos pequenos pacientes.
A primeira noite da Semana de Cuidados Paliativos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, atraiu um público expressivo, especialmente de profissionais do Hospital e Maternidade Oase, que veem nesta iniciativa uma oportunidade valiosa para aprimorar suas práticas diárias.
Na noite de hoje, 24 de outubro, às 19h, será realizada a palestra on-line “Estamos em uma Encruzilhada? A Medicalização dos Cuidados Paliativos, a Nova Definição Proposta e a Política Nacional de Cuidados Paliativos”, ministrada pelo geriatra, bioeticista e professor de Geriatria e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Ciro Augusto Floriani.
Programação de encerramento
25/10/2024 (sexta-feira)
13h
Mesa redonda: Da especificidade à interdisciplinaridade em cuidados paliativos: diálogos e interfaces.
Participantes:
- Carolina Schmidt Mendes de Melo, psicóloga hospitalar do Hospital Unimed de Joinville
- Júlia Helena Schuh, nutricionista do Hospital Santa Catarina
- Tamiris Dellangelo, fisioterapeuta coordenadora do Serviço de Fisioterapia Vitalità
15h
Mesa redonda: Perspectivas e desafios nos cuidados de fim de vida.
Temas:
- Diretivas antecipadas de vontade: Gustavo Heinz, médico paliativista do Hospital e Maternidade Oase
- Manejo nutricional e fonoaudiológico no fim de vida: Susane Fanton, nutricionista do Hospital e Maternidade Oase, e Ana Paula Noberto da Costa Soares, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade Oase
- A morte em domicílio: Eduarda Zamprônio Boscardin, médica da equipe de cuidados paliativos do Hospital e Maternidade Oase, e Joyce Hoffmann Dalandrea, assistente social do Hospital e Maternidade Oase
Local: Auditório externo Hospital Oase