Hospital Oase abre 10 leitos de UTI Neonatal

30/07/2022
4havr67els_5q18y15sj5_file.jpeg

Visando atender a necessidade emergencial de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no estado de Santa Catarina, o Hospital e Maternidade Oase abrirá a sua UTI Neonatal, antecipando o cronograma previsto.

A direção do Hospital e Maternidade Osae informa que na data de 1º de agosto disponibilizará a estrutura de 10 leitos de UTI Neonatal atendendo o Decreto nº 1.975 de 03/06/22 que declara situação de emergência de Saúde Pública em todo o território catarinense, e a Portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 526 de 03/06/22 que ressalta a necessidade de ampliação de oferta de serviços na rede de atenção à saúde para atender a demanda aumentada em decorrência da Síndrome Respiratória, especialmente leitos de UTI Neonatal.

A UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase conta com 10 leitos, todos SUS, controlados pelo Sistema de vagas de SISREG/SES, gerenciados diretamente pelo Núcleo Interno de Regulação.

Em entrevista a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase, médica pediatra (RQE 18.966) e médica Intensivista Pediátrica (RQE 22075), Jéssica Chaves (CRM/SC: 25.266), fala sobre a UTI Neonatal do Hospital. “A UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Oase será composta por uma unidade que dispõe de serviço ao paciente que necessite de atendimento e cuidados intensivos, de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos para a atividade”.

Equipe multiprofissional De acordo com a profissional “geralmente, a UTI Neonatal é composta por uma equipe de multiprofissionais que cuidam da saúde e do desenvolvimento do bebê durante 24 horas por dia. Entre os profissionais que atuam na UTI, estão: pediatra neonatologista e intensivista; enfermeiros; técnicos de enfermagem; nutricionista; fisioterapeuta; fonoaudiólogo e psicólogo. Além desses profissionais que estão presentes no hospital 24 horas por dia, caso necessário, o hospital pode chamar um profissional de outras especialidades, como, por exemplo, cardiologista, ortopedista, cirurgiões neonatologistas, entre outros”.

Segundo a médica pediatra o primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários. “E o mais importante é estar atento às necessidades do recém-nascido, observar também as necessidades da família e propor melhorias para o seu envolvimento junto ao filho, possibilitando a sua interação entre a equipe multiprofissional. O vínculo estabelecido entre a equipe e a família favorece o desenvolvimento de estratégias para a construção de uma assistência humanizada, minimizando os aspectos frios do espaço físico, do aparato tecnológico e das rotinas”.

O que é uma UTI Neonatal

Jéssica explica que “por tratar-se de UTI Neonatal, serão aceitos para internação somente pacientes com idade entre zero e 28 dias de vida. A UTI Neonatal é altamente eficaz para o tratamento de casos clínicos mais sérios. Envolvendo uma complexidade ainda maior, a UTI Neonatal se torna um grande desafio entre os profissionais da Saúde — tendo em vista que acolhe uma nova vida que está correndo risco”.

A médica pediatra afirma que “a UTI Neonatal é um local da maternidade preparado para receber bebês prematuros, que nasceram antes de 37 semanas de gestação, com baixo peso ou com problemas respiratórios, hepáticos, cardíacos, entre outros. Nesses casos, logo após o parto, o recém-nascido é levado para a UTI Neonatal de modo a receber o tratamento e atenção necessários”.

Jéssica observa ainda que “para compreender o que é a UTI Neonatal, é importante conhecer a sua função e objetivo. Como qualquer Unidade de Terapia Intensiva, ela tem o intuito de monitorar com precisão as situações consideradas mais graves ou os pacientes com alguma descompensação orgânica. Quando voltada para o atendimento de recém-nascidos, a unidade busca o tratamento de prematuros até 28 dias de vida, que apresentam alguma situação adversa ao nascer”. A profissional ressalta que “na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o bebê é avaliado periodicamente pelos profissionais que precisam averiguar a sua evolução, os batimentos cardíacos, a frequência respiratória, o peso e avaliar se a nutrição está adequada. Além de avaliar, é realizada uma série de exames de investigação diagnóstica que ofereçam maior segurança e cuidado adequado com o bebê”.

 


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados