2º Semana de Cuidados Paliativos é realizada pelo Hospital Oase
A Campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos deste ano tem como tema: Healing Heartsand Communities – Curando Corações e Comunidades. A campanha mundial é organizada pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospices no mundo.
Em Timbó, através da parceria entre o Hospital e Maternidade Oase e a Prefeitura Municipal aconteceu, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, a 2º Semana de Cuidados Paliativos – Curando Corações e Comunidades. O evento que foi realizado no Auditório da Câmara de Vereadores contou com a participação dos profissionais da Saúde, servidores do município e público geral.
A 2º Semana de Cuidados Paliativos – Curando Corações e Comunidades tem em sua organização a Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital e Maternidade Oase (HMO) que foi criada em 2015 e em maio de 2021 foi reformulado e atualmente conta com mais de 15 profissionais que atuam junto à entidade tendo como foco o cuidado com o paciente.
A programação iniciou na noite do dia 5 de outubro, junto à Câmara de Vereadores e na oportunidade a psicóloga do HMO, Carolina Schimidt, falou sobre a importância da realização do Seminário que visa incentivar a troca de conhecimento sobre os cuidados paliativos. Na sequência aconteceu a palestra que teve como tema “Dor Total”, ministrada pelo médico paliativista Luciano Máximo e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santo Antônio e SAD Unimed, ambos de Blumenau.
A segunda palestra da noite foi sobre “Cuidados Paliativos Pediátricos” com o doutor Marcelo Rech, pediatra e coordenador de Cuidados Paliativos do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santo Antônio de Blumenau, coordenador do Ambulatório Guarda-Chuva de Cuidados Paliativos Pediátricos e membro titular do comitê de pediatria da ANCP.
No dia 6 de outubro, a programação contou com a palestra “Reabilitação nos Cuidados Paliativos” pelas fisioterapeutas do programa de Residência Multidisciplinar do Hospital e Maternidade Oase (HMO). Na sequência teve a palestra “Curando Corações e Comunidades” ministrada pela doutora Samantha Brandes, supervisora da Liga de Cuidados Paliativos do curso de Medicina da Univille; médica clínica e paliativista no Centro Hospitalar Unimed de Joinville e realizando especialização em luto.
Já a segunda palestra da noite abordou o tema “As Repercussões do Adoecimento em Oncologia Pediátrica”, ministrada pela psicóloga Eloizy Paola Barbosa, pós-graduada em psicologia; pós-graduada em oncologia Pediátrica multiprofissional; trabalha como psicóloga Clínica e psicóloga Hospitalar no Hospital Santo Antônio de Blumenau.
No último dia do evento, 7 de outubro, as atividades foram desenvolvidas no período da tarde, e teve início com o tema “Cuidados Paliativos na Atenção Básica” ministrado por Adriel Rowe, médico especialista em Medicina da Família e Comunidade; coordenador do Programa de Residência em Medicina da Família/Planejamentos e Projetos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Blumenau.
Na sequência foi apresentado o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Timbó, pela enfermeira Silvana Januário, coordenadora da Atenção Básica do município de Timbó.
Para finalizar, Gustavo Henz, intensivista, pós-graduando em Cuidados Paliativos; docente do curso de Medicina da Furb; rotineiro UTI Adulto do HMO e médico do Cuidados Paliativos e Ambulatório Pós- -Internação Hospitalar no HMO, apresentou sobre o trabalho realizado no Cuidado Paliativo Hospitalar e Ambulatorial no HMO.
Para a organização a participação dos profissionais e do público em geral nos três dias de evento superou a expectativa e reforçou a certeza da importância da troca de conhecimentos sobre uma ação tão importante para a vida do paciente que precisa de cuidados.