Dia Nacional do Doador de Sangue
“Quanto mais eu doo mais meu coração enche”. Com esse slogan o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove dos dias de 21 a 26 de novembro a Semana Nacional do Doador de Sangue. No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, visando destacar ainda mais a importância, a necessidade da doação voluntária e gratidão aos doadores já cadastrados.
De acordo com informações da assistente Social e captadora do Hemosc, Claudia Broniszak Barros De Lima, durante a pandemia da Covid-19 houve uma queda nas doações de sangue em todo estado, e o Hemosc trabalha diariamente para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.
O sangue tem como função o transporte de oxigênio e nutrientes para o organismo, sendo necessário em pacientes vítimas de acidentes de trânsito, portadores de doenças que necessitam de transfusões frequentes (câncer, insuficiência renal, anemias) e procedimentos cirúrgicos (transplantes de órgãos, cirurgias ortopédicas, cirurgias cardíacas). Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue, em uma doação é retirado no máximo 450 ml de sangue, sendo assim, desta única doação você pode beneficiar mais de um paciente, pois o sangue doado é separado em diferentes componentes, como: hemácias, plaquetas, plasma e outros. Essa quantidade retirada seu organismo repõe rapidamente e todo material utilizado na coleta é descartável, não havendo risco de contaminação.
Questionada sobre como é o trabalho de captação de doadores feito pelo Hemosc, a profissional explica que “a Captação de Doadores trabalha com vários projetos e ações que visam manter um estoque de sangue adequado e seguro para atender toda a demanda do estado de Santa Catarina. Dentre estas ações estão os Projetos Empresa Solidária e Escola, Coletas Externas, entre outros”.
Sobre como está a situação do Hemosc na questão de doações neste período, a captadora afirma que “neste momento nosso estoque está adequado em todas as tipagens sanguíneas, mas sabemos que com a chegada do Verão, as férias e as festas de final de ano temos uma redução significativa no número de doações, por esse motivo buscamos trabalhar ações de conscientização na Semana Nacional do Doador de Sangue”.
A profissional ainda destaca que “a doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Para quem doa é a satisfação em fazer o bem e ajudar o próximo. Para quem recebe é um ato de carinho e amor que faz a diferença”.
Em Timbó, a biomédica especialista em hemoterapia, responsável pela Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Oase, Christiele Wulf, destaca sobre a importância da doação voluntária. “O Hospital e Maternidade Oase conta com uma Agência Transfusional, que tem como função armazenar sangue e seus componentes; realizar testes pré-transfusionais e, distribuição dos hemocompontes para transfusão nos pacientes que necessitam”.
Christiele observa que com a crescente busca por doação de sangue na região, o Hospital e Maternidade Oase realiza a campanha de doação de sangue chamada: #PARTIUDOARSANGUE, aberta aos colaboradores, comunidade e parentes de pacientes que transfundem e que queiram doar sangue. “O site do Hospital https:// hospitaloase.com.br possui um link escrito DOE SANGUE onde abre campo para cadastro e preenchimento com dados e melhores dias para você doar. Está disponível também o e-mail: partiudoarsangue@hospitaloase. com.br, para encaminhamento do interesse em realizar doação, lembrando de encaminhar nome completo, dia da semana disponível para doação de sangue e telefone para contato.
A profissional frisa ainda que “doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade, é uma forma de transformar para sempre a vida de quem precisa”.