Apresentação musical: instrumento de felicidade
“A experiência em fazer parte de um projeto de voluntariado é muito gratifi- cante. E fazer isso com música é melhor ainda!”. Com essas palavras a diretora da Musicarte, professora Noika Roeder Zipf, fala sobre a participação da escola no Projeto de Musicalização – EnCantar do Hospital e Maternidade Oase.
Em entrevista Noika relata que “a Musicarte integrou o projeto EnCantar do Hospital e Maternidade Oase, em outubro de 2022 quando realizamos algumas apresentações, com professores e alunos da Escola, e agora retornamos em 2023 com uma apresentação no mês de fevereiro, para os colaboradores da entidade de Saúde”.
A apresentação do professor de música da Musicarte, Gabriel Borges, foi realizada no refeitório da entidade, e todos os que passavam no corredor tiveram a oportunidade de ouvir um pouco do que foi cantado e tocado.
A diretora relata que “Gabriel com seu violão, animou a todos com músicas conhecidas, oportunidade em que alguns se arriscavam cantar. Foi um momento muito agradável, fazendo com que todos tivessem um tempo para apreciar boa música e admirar o potencial do nosso professor que é conhecido da geração jovem”.
Em entrevista o jovem músico e professor, Gabriel Borges, conta um pouco da sua história. “Tenho 28 anos, comecei os estudos na música com cinco anos, há 23 anos atrás, e desde lá não parei. Comecei a fazer shows e tocar profissionalmente aos 12 anos em 2006 e já fiz shows em vários estados do Brasil. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Estou lecionando música há 10 anos e também me encontrei nessa outra vertente musical, pois me sinto muito útil ajudando outras pessoas a conquistarem o sonho de aprender um instrumento”.
Questionado sobre como foi participar do projeto junto ao Hospital e Maternidade Oase, Borges afirma que “tocar no Hospital foi maravilhoso, eu me senti muito feliz em poder alegrar um pouco o dia desse pessoal. Deus usa o pessoal do Hospital Oase para fazer a obra Dele salvando vidas e cuidando da população, e tenho certeza que me usou também para levar felicidade e paz para esses profissionais que tem tanta responsabilidade nas mãos. Me senti muito feliz e honrado!”
“Música é vida interior”
Para a direção do Hospital Oase, “música é vida interior” razão pela qual a instituição através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) desenvolve desde 2017 o projeto EnCantar. O projeto tem por objetivo oportunizar momentos de significativa melhora na auto-estima dos colaboradores e pacientes através da música e da alegria que a mesma proporciona.
Ainda sobre o projeto EnCantar, a direção ressalta que está aberta a novas parcerias, caso pessoas que tocam algum tipo de instrumento, escolas, entidades sociais que tenham a música como ferramenta social, sintam-se convidadas a vir conversar com a administração do Hospital e assim também fazer parte deste projeto que qualifica ainda mais o ambiente hospitalar, fazendo bem tanto para o paciente como aos funcionários que ali atuam.
Para finalizar Noika destaca que: “a música funciona como um grande mediador no processo de socialização. Ela pode trazer à tona emoções e evocar comportamentos, além de auxiliar a interação entre as pessoas”.