“Salvar vidas está no seu sangue”
“Salvar vidas está no seu sangue”. Com esse slogan mais um grupo de colaboradores do Hospital e Maternidade Oase foi recebido no dia 15 de fevereiro, junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Blumenau. O grupo se inscreveu na campanha #PARTIUDOARSANGUE que o Hospital e Maternidade Oase está realizando desde o mês de agosto de 2022 e que seguirá durante o ano, sendo aberta para a participação da comunidade local e regional.
A campanha tem por objetivo conscientizar os colaboradores e a comunidade local e regional sobre a necessidade da doação voluntária, em especial por ter dentro da instituição uma Agência Transfusional de Sangue.
Para participar da campanha de doação de sangue do Hospital e Maternidade Oase, denominada de #PAR- TIUDOARSANGUE, as pessoas interessadas devem entrar no site do Hospital: https://hospitaloase.com.br/ no link: Doe Sangue, preencher o formulário e aguardar que será entrado em contato com a pessoa para repassar informações sobre a realização da doação.
Os profissionais que estão à frente da captação de sangue no Hemosc são unânimes em afirmar que “quando você doa sangue, muitas vidas se transformam”. Doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade. É uma forma de transformar para sempre a vida de quem precisa. Em uma única doação, você pode salvar várias vidas. São retirados apenas 450 ml do seu sangue, uma quantidade que o seu organismo repõe rapidamente. Todo o material utilizado na coleta é descartável. Não há riscos de contaminação.
É importante ressaltar que todos os dias acontecem nos hospitais de Timbó e região, e também do estado, centenas de procedimentos hospitalares que exigem a transfusão de sangue, assim como portadores de doenças que necessitam diariamente das doações. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população, conforme dados do site da instituição em Santa Catarina.
Para atender a demanda de solicitações o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa manter seu estoque em bom nível. Mas, em alguns períodos do ano, como no Verão, as doações diminuem, por isso a necessidade de estimular e incentivar as pessoas de também realizarem doações nesse período.
Quem pode doar
Os critérios básicos de doação:
- Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 6 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
- Existem outros critérios que serão avaliados durante a triagem clínica no hemocentro no dia da doação.
Sobre o Hemosc
O Hemosc é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos. Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.
Gerido pela Fahece, conta com uma cobertura em 98% do estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.