Saúde da mulher em foco

As campanhas de saúde têm colorido os meses do ano com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a saúde. Em março, as cores lilás e amarela chamam a atenção para duas doenças femininas que muitas vezes são silenciosas e assintomáticas em seus estágios iniciais: O Câncer do colo do útero e a Endometriose.
O Março Amarelo: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de sete milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo. Mais comum entre mulheres jovens em período fértil, a endometriose ocorre devido ao crescimento inadequado do endométrio, tecido que reveste a parte interior do útero e pode causar graves problemas quando não tratada, como dificuldades para engravidar.
Já o Março Lilás é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de colo do útero, que é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres. A campanha busca alertar sobre a importância do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, que é capaz de detectar lesões precursoras do câncer e permitir que o tratamento seja realizado antes que a doença se desenvolva.
Além disso, a campanha também busca incentivar a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), que é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero.
Algumas outras medidas que podem ajudar na prevenção do câncer de colo do útero incluem a prática de sexo seguro, o uso de preservativos durante as relações sexuais, a realização de exames ginecológicos regularmente e o abandono do hábito de fumar, já que o tabagismo também é um fator de risco para o desenvolvimento da doença.
O Hospital e Maternidade Oase de Timbó apóia campanhas que auxiliam na conscientização com os cuidados com a saúde.
A direção e colaboradores que atuam no Hospital são unânimes em informar que é importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de colo do útero e que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.
No início, as mulheres não sentem nada. Mais tarde, podem aparecer sangramentos fora do período menstrual, dor e corrimentos. Esses sintomas são também comuns a outras doenças. Caso apresente algum desses sintomas, procure um profissional ginecologista.