Meditação frisa “os benefícios da fé”

“O texto de Romanos 5.1-11 representa um testemunho resumido sobre os benefícios da fé: ela nos oportuniza o acesso à graça de Deus por Jesus e nos concede a paz com Deus”. Com essas palavras a pastora da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Timbó, Comunidade Cristo Bom Pastor e coordenadora espiritual da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset), Paula Naegele, fala sobre a realização de mais uma edição dos momentos de meditação junto à Capela do Hospital e Maternidade Oase de Timbó.
O evento que aconteceu na manhã do dia 14 de março, contou com a presença de um grande número de colaboradores e profissionais, além de também paciente e familiar. Na oportunidade integrantes da Oaset, do Conselho Diretor e da administração do Hospital também marcaram presença.
Em entrevista a pastora Paula Naegele relata um pouco sobre as palavras que foram proferidas durante a meditação. “Descrevemos o texto de Romanos 5.1-11 onde também se fala em consequência: nosso gloriar-se não se centra mais em nós mesmos, mas em Deus. Só que as dádivas recebidas em fé (acesso à graça e paz com Deus) não podem ainda ser vividas em sua plenitude aqui nesta vida e neste mundo: a realidade ainda não está totalmente submissa a Deus, razão pela qual salvação que se experimenta agora sempre é salvação permeada por problemas, aflições, tribulações. Mesmo assim, a realidade nua e crua não tira a esperança de cristãos por um mundo melhor: o amor de Deus é, em última análise, o fundamento dessa esperança”.
A pastora observa que “o texto descreve, em essência, o resultado, os frutos da justificação por graça, acolhida na fé: ela traz a paz com Deus, redireciona ou redefine as razões do nosso orgulho, da nossa vanglória, do nosso gloriar-se em esperança. O Reino de Deus é como um pequeno grão de mostarda, como semente que cresce por si só. Às vezes cresce tão devagar que a gente nem vê; outras vezes, cresce sem que a gente perceba como. O tempo de Quaresma nos anima a refletir no que resulta a nossa fé!? O que a fé significa para cada um e cada uma de nós!? Que o tempo Quaresmal nos ajuda a esperançar em nosso dia a dia! Com alegria e gratidão, sob a graça e amor de Deus”.
A realização destes momentos de meditação, que acontecem uma vez por mês, vem ao encontro do trabalho da Oaset, do Conselho Diretor e da direção do Hospital que estimulam o uso da Capela, que fica aberta ininterruptamente para a oração pessoal de pacientes, seus familiares e de todos os profissionais e colaboradores do Hospital.
As integrantes da Oaset que estavam presentes foram unânimes em dizer que estes momentos de meditação são uma iniciativa muito nobre e certamente resultam em muitos benefícios para os pacientes e seus familiares que podem acompanhar através da sonorização interna que foi instalada no ano passado, através do emprenho da Oaset e da direção do Hospital, bem como para os profissionais de saúde que trabalham no Hospital. “A meditação pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a dor, além de promover um estado de relaxamento e bem-estar geral. Além disso, a Capela do Hospital é um espaço de acolhimento e paz, onde as pessoas podem se conectar com sua espiritualidade e encontrar conforto em momentos difíceis. A realização desses momentos de meditação podem contribuir para a criação de um ambiente ainda mais acolhedor e reconfortante para todos que estão no Hospital neste momento. Em resumo, a ação junto à Capela do Hospital Oase é uma bela iniciativa que pode trazer muitos benefícios para todos os envolvidos”.
Para a direção, momentos como estes de medicação e louvor fazem parte do trabalho de humanização que o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) vem desenvolvendo dentro da unidade hospitalar. “A humanização do ambiente hospitalar é um dos pilares da instituição”.