Hospital Oase integra a Rede Sentinela

O Hospital e Maternidade Oase integra a Rede Sentinela neste ano de 2023. A Rede Sentinela é formada por 270 estabelecimentos de saúde em todo o país, sendo um componente importante do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós), instituído em 2009.
Os profissionais do Hospital estão desenvolvendo grandes esforços para que a entidade de saúde se torne apta a estar junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), na busca de práticas de cuidados à saúde mais seguras, por meio do gerenciamento de risco no uso das tecnologias e medicamentos utilizados para tal fim.
Participar da Rede Sentinela, além da oportunidade de contribuir com informações essenciais para o monitoramento das tecnologias em saúde, significa estar em um ambiente de troca de experiência e aprimoramento dos processos de trabalho para a gestão do risco sanitário. Com isso, há a possibilidade de participação em atividades presencias e à distância.
Importante destacar que a Rede Sentinela realiza a notificação e o monitoramento de eventos adversos e queixas técnicas relacionados a produtos de saúde, tais como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, sangue e seus componentes, entre outros.
As suspeitas de eventos adversos e queixas técnicas são monitoradas e investigadas juntamente com as Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais. A conclusão dessas investigações pode resultar em diversas decisões, como a retirada de produtos do mercado e a restrição do seu uso e da sua comercialização, entre outras intervenções.
Para a direção, corpo clínico, profissionais e colaboradores do Hospital e Maternidade Oase, fazer parte da Rede Sentinela é uma forma importante de contribuir para a segurança dos pacientes e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo hospital.