Alegria e gratidão através da música

16/05/2023
IMG_6908-1-scaled-e1684258826826-1200x999.jpg

Músicas como “Fico assim sem você” e “Esperando na Janela” foram ouvidas pelos corredores do Hospital e Maternidade Oase na manhã do dia 12 de maio. A ação teve por objetivo homenagear as mamães que trabalham no Hospital e também aquelas que estavam internadas ou acompanhando algum familiar.

Na oportunidade alguns integrantes do projeto “Prática de Banda e Canto Coral II”, da Musicarte, estiveram na Capela do Hospital onde cantaram músicas em homenagem às mães. As músicas foram transmitidas para todos os setores do Hospital através da sonorização instalada nos corredores da instituição.

A professora de música, Patrícia Alzira da Veiga, conhecida como Tita, acompanhada das alunas Ina Jurk Zanella, Salete Panini e Noika Roeder Zipf tiveram a iniciativa de junto ao projeto de humanização do Hospital e Maternidade Oase, levar música tanto através da sonorização, como também se deslocaram pelos corredores e cantaram para e com os colaboradores do Hospital, pacientes e acompanhantes. “Acreditamos que a música pode ter um efeito muito positivo na saúde e no bem-estar das pessoas, especialmente daquelas que estão passando por um momento difícil, como os pacientes hospitalizados e suas famílias. A ação de levar música para dentro do hospital em homenagem às mães certamente traz um toque especial de alegria e conforto para essas pessoas, principalmente em uma data tão importante como o Dia das Mães”, destaca a coordenadora da Musicarte, Noika Roeder Zipf, que também fez parte do grupo.

As alunas destacam que “a música pode ter efeitos terapêuticos, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a dor dos pacientes, e também melhorando o humor e a disposição geral. É uma forma simples, mas poderosa, de trazer um pouco de alívio e esperança para aqueles que estão enfrentando desafios de saúde”.

Para a professora e alunas foi emocionante, em especial, quando chegavam nos corredores e os pacientes pediam para cantar para eles. “Nos emocionamos com a acolhida recebida por todos, desde a direção, profissionais, colaboradores, acompanhantes e pacientes. Foi extremamente gratificantes estar com eles neste dia”.

Noika afirma ainda que “foi muito gratificante esse momento. Estar com pessoas que amam música e sentem o quanto ela faz bem, e poder transmitir isso através do canto, é maravilhoso! Espero que nossa voz e nossa música tenha trazido paz, conforto e alegria a todos que puderam nos ouvir”.

Já a integrante do grupo, Salete Panini, disse que: “foi através do canto que pudemos dedicar um tempo para agradecer pelo trabalho que os profissionais da Saúde realizam e lembrar que muitas ali, além de trabalhadoras são mães e deixam seus filhos e família para cuidar da saúde de quem precisa. Desejamos um Dia das Mães, com alegria e gratidão às pessoas que ali se encontravam”.

A professora destacou que “é sempre bom levar para as demais pessoas um pouquinho de nós através da música, que é algo que nos encanta e que faz bem”.

Já Ina Jurk Zanella comentou “espero que por alguns instantes tenhamos alegrado muitos corações com as nossas canções”.

O grupo destacou ainda que “nosso objetivo é levar uma mensagem de alegria, paz, amor, fé e esperança para todos os pacientes que enfrentam uma situação difícil, sobretudo, na época de comemoração em família como é o Dia das Mães. Foi uma oportunidade linda de levar através da nossa voz, essa mensagem de alegria,para todos os pacientes ali presentes, acompanhantes e também para todos os profissionais que trabalham todos os dias cuidando e zelando pela saúde das pessoas! Foi emocionante e um imenso prazer poder participar dessa linda apresentação”.

Para a direção, momentos como estes de música e alegria fazem parte do trabalho de humanização que o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) vem desenvolvendo dentro da unidade hospitalar. “A humanização do ambiente hospitalar é um dos pilares da instituição”.


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados