Doação de sangue: sua importância para salvar vidas
Com o slogan: “Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”, o Ministério da Saúde lançou neste mês de junho mais uma campanha para conscientizar sobre a importância da doação.
De acordo com informações as emergências médicas podem ocorrer a qualquer momento, independentemente da estação. Acidentes, cirurgias de emergência e complicações de saúde podem exigir transfusões sanguíneas urgentes. Ter um estoque adequado de sangue disponível em bancos de sangue pode fazer a diferença entre a vida e a morte em situações críticas.
Durante o lançamento foi também alertado que, nesta época do ano, costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares, além da mudança de estação, com a chegada do Inverno. Em nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022.
Em Santa Catarina, ano passado, 119.625 doações de sangue foram realizadas. Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques regulares de todo país, sem risco de desabastecimento.
Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. O Brasil possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais). Uma das estratégias da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados é o fortalecimento das estruturas de serviços, como por exemplo, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).
#PARTIUDOARSANGUE
Em Timbó, a direção do Hospital e Maternidade Oase trabalha desde agosto de 2022 com a campanha de doação de sangue, denominada de #PARTIUDOARSANGUE. A campanha do Hospital e Maternidade Oase tem buscado novos doadores de sangue entre os colaboradores, acadêmicos, familiares, acompanhantes dos pacientes e da comunidade local e regional. O objetivo é motivar o doador pelo gesto nobre da doação de sangue e que ele se mantenha contínuo nas doações, sendo um doador de repetição nos próximos grupos.
Assim, no dia 21 de junho, um novo grupo formado por oito pessoas, entre colaboradores e voluntários da comunidade local estiveram no Hemosc de Blumenau para a realização de doação de sangue. Importante observar que todos os candidatos à doação de sangue ao chegar no Hemosc passam por uma triagem, que é um processo importante para garantir a segurança do receptor e do doador. O objetivo é identificar possíveis riscos de transmissão de doenças infecciosas e assegurar que a doação de sangue seja feita por pessoas saudáveis. É um processo rigoroso e contínuo, pois novos riscos e doenças podem surgir ao longo do tempo. As diretrizes e os critérios de triagem podem variar entre diferentes organizações de saúde e agências reguladoras, de acordo com as necessidades e regulamentos locais.
O transporte dos doadores é uma parceria entre o Hospital e Maternidade Oase e a Secretaria de Saúde do município e o número de doadores voluntários da comunidade tem aumentado gradativamente.
Importante observar que o Hemosc mantém atualizados os níveis de estoque atuais, sendo que encontra-se reduzida a tipagem O- e estável as tipagens AB-, A+, AB- e O+. So – mente as tipagens B+ e AB+ estão adequadas. Na doação do mês de junho, a maioria dos doadores eram da tipagem A e O positivos.
Para participar da campanha de doação de sangue do Hospital e Maternidade Oase, denominada de #PARTIUDOARSANGUE, as pessoas interessadas devem entrar no site do Hospital: https://hospitaloase. com.br/ no link: Doe Sangue, preencher o formulário e aguardar que será entrado em contato com a pessoa para repassar informações sobre a realização da doação.
A organização tem uma agenda de doação de sangue no Hemosc assim definida: 19 de julho, 16 de agosto, 19 de setembro, 17 de outubro e 22 de novembro. Se cadastre e seja parceiro deste gesto de amor. Doe sangue!!!