A serviço de um bem maior
“É uma sensação diferente de estar em um palco”. Com essa frase a professora de flauta da Musicarte de Timbó, Antonieta Schulz, fala sobre a apresentação da “Tarde Doce” que aconteceu no dia 20 de junho, na Capela do Hospital e Maternidade Oase.
A apresentação que integra o Projeto de Musicalização do Hospital e Maternidade Oase contou com a participação da diretora da Musicarte, professora Noika Roeder Zipf.
Em entrevista, as duas musicistas, sendo que Antonieta hoje faz parte do quadro de professores da Musicarte, relatam que “ao nos apresentarmos no palco temos a plateia, a expectativa de tocar para pessoas que nos retornam com aplausos e toda essa questão, mas ali não tivemos isso. Ali, na nossa apresentação junto à Capela do Hospital e Maternidade Oase a nossa música estava a serviço. A serviço de um bem mais elevado, que era proporcionar às pessoas uma oportunidade de ouvir e sentir sons diferenciados do dia a dia delas. Assim oportunizar para que pessoas possam fazer uma pausa, simplesmente isso: talvez o dia das pessoas que estavam naquele horário no Hospital, tanto colaboradores, profissionais como também pacientes, acompanhantes ou visitantes, estava muito estressado, muito difícil e assim o som que passou pelos corredores lhes proporcionou uma pausa, muitas vezes o estresse passou, o problema ficou menor. Essa é a sensação que tenho, pois quando faço este tipo de trabalho: me sinto à serviço, não como ir tocar para ser apreciado, não. Senti que estava a serviço de um bem maior. Que legal poder estar na Capela do Hospital Oase, nós duas sentadas, com toda a trajetória de música que temos, tocando a serviço de um bem maior. Gratidão a todos os envolvidos nesta ação, nos sentimos muito felizes em poder fazer parte”.
Noika relata que foram apresentadas músicas de diversos estilos e períodos da história da música, justamente para mostrar a versatilidade do instrumento. “Passando pelo período Barroco, Clássico e Romântico, e chegando a estilos mais atuais, como o Blues, até “Yesterday” dos Beatles. Compositores como Bach, Vivaldi e Charpentier possuem vasto repertório que pode ser tocado pela família das flautas e existem muitos arranjos de músicas populares que também podem ser executados por flautas”.
A musicista observa que “nesta apresentação realizada para o projeto EnCantar, a professora de flauta Antonieta Schulz apresentou algumas das flautas doces: a flauta doce baixo, a flauta doce tenor, a flauta doce contralto e a flauta doce soprano. Essa apresentação que aconteceu na Capela do Hospital, o criou uma atmosfera perfeita! A flauta doce possui um timbre agradável e tranquilo, o que propicia momentos de relaxamento e reflexão”.
Noika afirma que “nosso objetivo ao trazer música para o Hospital é justamente esse: aliviar momentos de estresse e também trazer conforto. Fazemos isso com todo o respeito e admiração que temos por quem cuida da gente”.
“Música é vida interior”
Para a direção do Hospital Oase, “música é vida interior” razão pela qual a instituição, através do Grupo A serviço de um bem maior de Trabalho de Humanização (GTH), desenvolve desde 2017 o projeto EnCantar. O projeto tem por objetivo oportunizar momentos de significativa melhora na auto-estima dos colaboradores e pacientes através da música e da alegria que a mesma proporciona.
A apresentação foi realizada na Capela, mas o som chegou em todos os corredores do Hospital em razão do investimento que a Oaset, através da presidente Terezinha Metzker, realizou na parte de sonorização. Assim, todos os colaboradores, profissionais, e até pacientes e seus acompanhantes, tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação musical.
Ainda sobre o projeto EnCantar, a direção ressalta que está aberta a novas parcerias, caso pessoas que tocam algum tipo de instrumento, escolas, entidades sociais que tenham a música como ferramenta social, sintam-se convidados a vir conversar com a administração do Hospital e assim também fazer parte deste projeto que qualifica ainda mais o ambiente hospitalar, fazendo bem tanto para o paciente como aos funcionários que ali atuam.