“Oase trabalha para oferecer serviços cada vez mais eficientes e inovadores”
No dia 2 de julho, celebra-se o Dia do Hospital. A data foi instituída em junho de 1961, através do Decreto nº 50.871, que homenageia a criação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945. Dessa maneira, este dia tem como objetivo celebrar essa instituição que é muito importante para a sociedade, assim como homenagear todos os profissionais da área da Saúde, que se dedicam diariamente para atender as necessidades da população! Para marcar a data, entrevistamos o presidente do Conselho Diretor do Hospital e Maternidade Oase, de Timbó, Osvaldo Trisotto.
Na oportunidade o presidente destaca que o “Hospital Oase oferece para a nossa comunidade profissionais médicos dedicados, os quais sempre compromissados e de forma transparente atendem os pacientes de nossa região. Estamos sempre investindo na área de Recursos Humanos para melhorar cada vez mais a atuação dos nossos profissionais. O Conselho Diretor do Hospital Oase reforça o compromisso da instituição que tem mais de 85 anos de história que é de valorizar os seus pacientes oferecendo conforto em suas instalações independente de sua condição social e principalmente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O presidente do Conselho Diretor observa que “o Hospital Oase tem investido em tecnologias de ponta para oferecer aos pacientes um tratamento cada vez mais eficiente e inovador”.
Trisotto afirma que “o Hospital Oase se destaca entre os hospitais da região por estar tecnicamente preparado para atender mais especialidades médicas necessárias aos nossos usuários e investe na Educação oportunizando Residência Médica aos formandos de Medicina. Importante destacar que o Hospital oferece desde instalações adequadas, equipamentos modernos tecnologicamente, várias especialidades médicas, administração profissional e transparente, profissionais médicos comprometidos, entre outros”.
O presidente destaca ainda que “o fator mais importante para um Hospital Filantrópico é a sua própria sobrevivência, pois diante dos baixos valores pagos pelo SUS é um desafio permanente mantê-lo funcionando. Os recursos para o financiamento da Saúde ao longo do tempo foram diminuindo muito por parte do Governo Federal em consequência da mudança de critérios constantes do orçamento da União”.
Trisotto relata que “o Conselho Diretor sempre optou em viabilizar um planejamento estratégico de longo prazo, com a finalidade de construir um futuro promissor para o Hospital Oase e está conseguindo. Somente para citar que saímos de uma área construída de pouco menos de quatro mil metros quadrados (m²), para mais de 16 mil m², nosso quadro de profissionais, de 80 para 400 atualmente, entre outros. Enfim, estamos sempre alinhados com o futuro e neste sentido estamos escrevendo um Planejamento Estratégico para o Centenário do Hospital que acontecerá em 2037”.
O presidente do Conselho destaca ainda que “neste dia especial queremos agradecer a comunidade que está apoiando o Hospital através da doação do desconto do IPTU e doações de outras pessoas comprometidas com a saúde de nossa região e ao Rotary Clube que fez a doação dos Equipamentos da Estação de Tratamento de Afluentes”.
Mensagem da Oaset
Em nota a direção e integrantes da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset) através da sua coordenadora espiritual, pastora da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Timbó, Comunidade Cristo Bom Pastor, Paula Naegele, fala sobre o Dia do Hospital e o significado do Hospital e Maternidade Oase para a comunidade. “A importância social de um Hospital vai muito além do atendimento médico, vai além dos procedimentos que acontecem a cada minuto! O Hospital é um local onde se busca salvar vidas, trazer melhora às pessoas em determinadas situações. Onde se busca acompanhar, trazer dignidade para todas as pessoas nos momentos onde a dor e o sofrimento se fazem presentes. Sabendo de tudo isso, a nossa reflexão, para este dia tão importante, é direcionada principalmente aos trabalhadores da Saúde, que dedicam suas vidas à cuidar das pessoas!”.
De acordo com a pastora “estes profissionais que atuam no Hospital Oase têm pleno conhecimento de seu papel e sua enorme importância no funcionamento desta grande máquina de cuidado hospitalar, e somos muito agradecidos por saber que todos/as tem colaborado imensamente para o restabelecimento e cuidado que cada paciente recebe ao chegar nas imediações do Hospital Oase. Sabemos que muitas e muitas coisas ainda precisam ser melhoradas, e muitas já vem acontecendo ao longo de toda a história do Hospital. Agradecer é um gesto de bondade, que lembra do ser humano que está por de trás dos jalecos e uniformes de cada colaborador. Já vivemos em um mundo crítico e que carece cuidado, cuidemos uns dos outros, e saibamos agradecer! Rogamos a Deus, a sua benção sobre cada pessoa colaboradora do nosso Hospital! Que Ele dê discernimento para todos/as que ali trabalham, que ali são acolhidos/as. Que esta grande “máquina de cuidado” continue a funcionar, mantendo a qualidade de vida e do viver de toda a nossa população”.