Cuidados Paliativos que se resume em “humanização”

13/10/2023
WhatsApp-Image-2023-10-09-at-17.50.16.jpeg

“O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data unificada na qual comemora-se e apoia-se os Cuidados Paliativos em todo o mundo. Seu propósito é discutir temas relacionados às melhorias voltadas aos Cuidados Paliativos, refletindo assim, em um melhor cuidado com o paciente, familiares e rede de apoio”.

As colocações são do gerente médico da Redeh e médico rotineiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital e Maternidade Oase, Gustavo Henz (CRM-SC 23654, RQE 20462).

Henz fala sobre os principais objetivos do Dia Mundial de Cuidados Paliativos. “Anualmente são escolhidos temas pela WHPCA (World Hospiceand Palliative Care Alliance) a fim de aumentar as discussões técnicas e políticas públicas em torno dos Cuidados Paliativos. A data é sempre o segundo sábado do mês de outubro – neste ano, dia 14 de outubro. O slogan do ano de 2023 é “Comunidades Compassivas – juntos pelos Cuidados Paliativos”. O tema busca aumentar a visibilidade sobre comunidades que apresentam pacientes com doenças avançadas e em fase final de vida em risco aumentado de sofrimento, principalmente por vulnerabilidade social e adversidades no acesso à saúde”.

O profissional observa que “hoje o maior desafio seja a conscientização da população e dos próprios profissionais em Saúde sobre a importância e necessidade dos Cuidados Paliativos como parte integral no cuidado em saúde, principalmente na Atenção Primária em Saúde – onde, tudo se inicia. Precisamos nos unir com um objetivo comum: qualidade em saúde”.

Henz relata que “define-se Cuidados Paliativos, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002), como: uma abordagem que promove a qualidade de vida do paciente e seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção do alívio e do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”. (Brasil, 2018). Dessa forma, o cuidado é centrado em todos que participam do processo de doença, seja ele agudo ou crônico, considerando não apenas aspectos técnicos voltados à doença, mas também questões sócio-culturais, psicológicas e espirituais relacionados ao processo de adoecimento e fim de vida. É notável que quando um paciente e sua rede de apoio são acolhidos por uma equipe multiprofissional em Cuidados Paliativos o processo de finitude e morte torna-se muito mais humanizado – dúvidas são esclarecidas, despedidas são organizadas, vontades e desejos são respeitados e há dignidade na morte”.

O profissional afirma que Timbó tem um importante destaque no cenário catarinense e nacional frente às práticas em Cuidados Paliativos – aprovação em Conferência Municipal em Saúde, Políticas Públicas e Privadas destinadas ao tema e uma busca incessante em um melhor atendimento e acolhimento da comunidade. A parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Hospital e Maternidade Oase reforçam isso.

Segundo Henz “há três anos, no mês de outubro, o Hospital e Maternidade Oase, vem realizando a Semana de Cuidados Paliativos. Neste ano, o evento irá acontecer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro, no Auditório do Hospital e Maternidade Oase e terá como tema: “A interdisciplinaridade na prática dos Cuidados Paliativos”.

Serão realizadas atividades em caráter híbrido (presencial e remoto) a fim de conscientizar a população sobre a importância dos diferentes profissionais que participam do cuidado do paciente, principalmente na Atenção Primária em Saúde – no ano de 2023 foi aprovado na Conferência Municipal de Saúde de Timbó pautas referentes aos Cuidados Paliativos na Atenção Primária em Saúde, desta forma, o trabalho conjunto do Hospital e Secretaria de Saúde pauta-se na disseminação de conhecimento frente ao tema.


(47) 3380-6500


Entre em contato por telefone


Visite nossas redes sociais


Visite nossas mídias sociais:


Diretor Clínico: Dr. Renann Vicenzoto de Castro e Souza – CRM/SC 19845/SC
Diretor Técnico: Dr. Paolo Piermarini – CRM: 3773


Hospital Oase 2021 - Todos os direitos reservados