Cuidados Paliativos: preservando a dignidade
“Os cuidados paliativos confirmam a importância de preservar a dignidade e a autonomia do paciente, permitindo que eles vivam o tempo que lhes é concedido com o máximo de conforto e qualidade de vida possível”. Com essas colocações o gerente médico da Redeh e médico rotineiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital e Maternidade Oase, Gustavo Henz (CRM-SC 23654, RQE 20462) fala sobre a importância da realização 3ª Semana de Cuidados Paliativos do Hospital e Maternidade Oase.
Neste ano, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Auditório do Hospital e Maternidade Oase e teve como tema: “A interdisciplinaridade na prática dos Cuidados Paliativos”. Henz relata que foram quatro dias de evento (on-line e presencial) buscando a disseminação de conhecimento frente ao tema para colaboradores do Hospital, Secretaria de Saúde e população.
Conforme o profissional a abertura do evento foi realizada no dia 16 de outubro, via plataforma digital em aula realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPGB) da PUC-PR. Já no dia 17 de outubro foram realizados encontros nos períodos da manhã e tarde, no Auditório do Hospital Maternidade Oase (HMO), com o objetivo de discutir conceitos e fundamentos a respeito dos Cuidados Paliativos. “Participaram, neste dia, colaboradores do Hospital e Redeh, extensionistas em Medicina e colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde. As apresentações ficaram sob a responsabilidade da médica residente em Clínica Médica, doutora Eduarda Zampronio Boscardin e da coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto do Hospital e Maternidade Oase, Karen de Miranda Rocha Floriani, ambas integrantes da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos do HMO”.
O médico relata ainda que nos dias 18 e 19 de outubro, ocorreu o Simpósio no Auditório do HMO. Foram duas noites abertas à comunidade objetivando explanar sobre a Interdisciplinaridade nos Cuidados Paliativos. Na primeira noite, a abertura do evento ficou sob responsabilidade do doutor Gustavo Henz, oportunidade que ministrou a palestra sobre: O paciente em fase final de vida – um importante momento para desmistificar e aproximar os profissionais e colaboradores do município frente à um tema tão sensível e próximo no dia a dia.
Na mesma noite, a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, da Secretaria de Saúde de Timbó, a enfermeira Silvana Januário Jorge e a Enfermeira do Serviço de Atenção Domiciliar – Anjos da Vida, Fernanda Fumagalli Beduschi apresentaram e reforçaram a interdisciplinaridade nos Cuidados Paliativos fazendo um link com o manejo dos pacientes em Atenção Primária e Serviço de Atenção domiciliar. “Importante frisar que, hoje, o município de Timbó é um dos poucos municípios no estado e no Brasil em que se praticam Políticas Públicas em Cuidados Paliativos e que se dispõe de Serviço de Atenção Domiciliar – reforçando o compromisso da integralidade no acesso à saúde”, explica Henz.
No dia 19 de outubro, a abertura do evento foi coordenada pela Nutricionista da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos do HMO, Susane Fanton que foi responsável por apresentar para a comunidade a Residência Multiprofissional em Paciente Crítico do HMO. “Um importante momento para disseminar os trabalhos e esforços do HMO como Hospital Escola”.
O evento seguiu com a participação das convidadas, a psicóloga Jerusa Wilbert e da assistente social Márcia Ariete Feuser Nunes, ambas integrantes do Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura Municipal de Blumenau, com a abordagem sobre o papel interdisciplinar das especialidades na assistência à saúde e Cuidados Paliativos.
Na mesma noite, a psicóloga da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos do HMO, Elisiane Gisela Largura Schroeder, abordou sobre Luto nos Cuidados Paliativos. O evento encerrou-se com a aula sobre Reabilitação em Cuidados Paliativos – Sarcopenia, ministrada pelas residentes do Programa Multiprofissional em Paciente Crítico do HMO, a fisioterapeuta Karla Gabriele dos Santos Gomes de Alcântara e a nutricionista Vanessa Stolf.
O médico frisa que “foram dias de imersão e aprofundamento na temática dos Cuidados Paliativos, reforçando o compromisso do Hospital e Maternidade Oase em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Timbó. Com frequência são realizados eventos e capacitações no município, aumentando assim o conhecimento e melhor abordagem aos pacientes que são elegíveis para os Cuidados Paliativos em nosso município. Políticas Públicas e disseminação de conhecimento técnico a respeito dos Cuidados Paliativos são peças fundamentais para um melhor manejo e integralidade na Atenção em Saúde. A Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos do HMO, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Timbó, agradece a participação e engajamento da comunidade na 3ª Semana de Cuidados Paliativos, pois juntos somos mais fortes”.